Aproximadamente 300  estudantes participaram de desfile que antecipou as celebrações de 7 de setembro na Escola Albano Kanzler (Foto: Rafael Verch)
Aproximadamente 300 estudantes participaram de desfile que antecipou as celebrações de 7 de setembro na Escola Albano Kanzler (Foto: Rafael Verch)

Estudantes celebram dia da Independência

6 de setembro de 2014 as 14:28h por Heloísa Jahn
 
Escola Albano Kanzler promoveu desfile na sexta-feira e demais entidades do município celebram a conquista domingo, na Reinoldo Rau
Nem os pingos de chuva que insistiam em cair na manhã de sexta-feira (5) bastaram para desanimar os alunos da Escola Municipal Albano Kanzler. Uniformizados e caracterizados com as cores do Brasil, os alunos desfilaram pelas ruas ao redor da entidade para celebrar o Dia da Independência, comemorado em 7 de setembro.
Escoltados pela Polícia Militar, cerca de 300 alunos do pré-escolar ao nono ano saíram às ruas ao som de uma pequena banda. Eles entoavam coros de “Independência ou morte”, “Brasil, Brasil” animados por estarem representando a pátria. A comunidade dos arredores prestigiou a ação.
De acordo com a diretora da escola, Eliane Montibeller, a ideia de fazer o desfile na sexta-feira foi para não deixar a data passar em branco. A unidade não participará do Desfile Cívico Escolar com várias entidades do município. “É um resgate histórico para fazer com que eles, tanto as crianças como a comunidade, percebam a importância da data para a história do Brasil”, afirma. A estudante Giulia Caroline Pellis, 9 anos, estava empolgada. Ela diz que aprendeu em sala de aula sobre a proclamação da Independência e até contou parte da história onde Dom Pedro I, às margens do rio Ipiranga, declarou a independência do país acabando com o domínio de Portugal.
A programação relacionada à Independência encerra no domingo com o tradicional desfile, a partir das 9 horas, na rua Reinoldo Rau. Em caso de chuva o evento será cancelado.